25/03/2023 | 00:00
A rede municipal de Saúde de Cuiabá tem uma fila de mais de 110 mil cirurgias e 357.812 solicitações de exames e consultas especializadas. Os dados constam no primeiro relatório do Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá, entregue ao Judiciário.
Diante da situação, a interventora Danielle Carmona afirma que trabalha em planejamento emergencial para reduzir a fila de cirurgias na Capital. "Estamos elaborando um plano de ação para a reduzir a fila de espera e vamos programar mutirões de cirurgias", destaca.
A maioria dos procedimentos são de urgência: 77.237. Outros 32.666 são eletivos, ou seja, cirurgias que são agendadas.
Os motivos identificados pela equipe de intervenção para essas filas de espera são falta de gestão, de estrutura e de medicamentos nas unidades.
No Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, por exemplo, as cirurgias estão suspensas por causa da interdição do centro de esterilização da unidade pela Vigilância Sanitária, em 2022, devido às más condições de infraestrutura do local.
Além disso, conforme o relatório apresentado pelo procurador do estado Hugo Fellipe Lima, a fila de pacientes aguardando exames se agravou com a suspensão dos serviços de imagem, como de raio-X, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas, em meados de outubro e novembro de 2022. As máquinas foram recolhidas pelas empresas terceirizadas por falta de pagamento.
Com a retirada do serviço dessas unidades, os pacientes das UPAs e policlínicas que precisam fazer raio-X são levados de ambulância para o Pronto Socorro. Cada unidade só conta com uma ambulância e, então, as coordenações esperam lotar o veículo para levar os pacientes.
Os resultados dos exames são divulgados depois de três dias, em média. Enquanto isso, o pacientes em observação ou sob cuidado da equipe multiprofissional ficam internados por dias aguardando o resultado, enquanto já poderiam ter sido liberados.
Na UPA, o paciente que deveria ficar apenas 24 horas no local chega a passar dias ou até semanas internado devido à demora nos exames.
Falta de medicamentos
A falta de medicamentos é outro problema grave apresentado no relatório, mas que já está sendo resolvido pela intervenção, com a compra de mais de R$ 5,6 milhões.
Conforme o documento, todas as unidades básicas de saúde apresentaram falta de medicações de uso contínuo para tratamento de doenças crônicas e de insumos para realização de curativos, inclusive soro fisiológico.
Nas unidades de saúde da atenção básica, secundária e terciária, dos 238 medicamentos elencados como imprescindíveis para a assistência farmacêutica em cada nível de atenção, 150 estavam com estoques zerados, que corresponde a 63% desse total necessário.
24/03/2023 | 00:00
Os medicamentos comprados pelo Gabinete de Intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá já começaram a ser entregues nesta sexta-feira (24.03). As mercadorias estão sendo descarregadas no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).
Após a verificação das mercadorias e inserção dos dados no sistema de controle de medicamentos e insumos, os produtos vão ser distribuídos para as unidades de saúde do município, a partir deste sábado (25.03).
A compra emergencial foi realizada nessa quinta-feira (23.03) e os fornecedores têm até três dias para entregar os medicamentos, mas em 24 horas algumas mercadorias já chegaram à central de distribuição.
“Isso mostra a credibilidade do Governo de Mato Grosso para com os fornecedores, que estão confiando no nosso trabalho para melhorar a saúde de Cuiabá, que se encontra em um completo caos”, destaca a interventora Daniella Carmona Bertucini.
Foram adquiridos R$ 5,6 milhões dos medicamentos mais usados na rede municipal. Ao todo, são 171 itens para abastecer as farmácias de todas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, entre outras unidades da rede municipal.
23/03/2023 | 00:00
O Gabinete de Intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá fez uma compra emergencial de medicamentos no valor de R$ 5,6 milhões, nesta quinta-feira (23.03), depois de identificar que faltam remédios em toda a rede municipal de saúde. As mercadorias devem ser entregues no prazo máximo de três dias.
Entre os medicamentos adquiridos estão os de uso contínuo para pacientes que não podem interromper o tratamento, e também remédios considerados necessários no tratamento de infecções, como antibióticos e anti-inflamatórios.
Os itens vão abastecer as farmácias de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, entre outras unidades.
De acordo com a interventora Danielle Carmona, a equipe tem concentrado esforços para resolver os principais problemas da saúde de Cuiabá nestes primeiros dias de intervenção.
“Fizemos essa compra emergencial porque medicamento é algo essencial e que falta na rede municipal de saúde. Temos que oferecer condições para que os pacientes possam fazer o tratamento adequado”, afirmou.
23/03/2023 | 00:00
Em menos de uma semana, o Gabinete de Intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá aumentou em 67,5% a capacidade de internação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e adulto, nos Hospitais Municipal (HMC) e Pronto Socorro.
Nesse período, foram reabertos 25 leitos e, com isso, o número de vagas de UTI nessas duas unidades foi ampliado para 62.
Considerando o aumento do número de leitos pediátricos, o percentual alcança 228% nos dois hospitais. De UTIs para adultos, o aumento na quantidade foi de 30%.
Foram reativados 16 leitos de UTI pediátrica, sendo 10 no HMC e seis no Pronto Socorro, e nove de UTI adulto no Pronto Socorro. A equipe de intervenção constatou que as unidades estavam bloqueadoas por falta de equipamentos e manutenção nos respiradores.
Os leitos liberados já foram ocupados por pacientes que aguardavam vaga.
“Temos uma demanda grande por UTI, tanto pediátrica quanto adulto, e estamos conseguindo reabrir esses leitos por meio dessa força-tarefa durante a intervenção. Quem precisa de UTI, tem pressa, e não podemos deixar essas pessoas aguardando”, afirmou a interventora Danielle Carmona.
A cointerventora Deisi de Cássia Bocalon Maia, que responde pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que nesta semana 13 pacientes aguardavam por vaga em UTI pediátrica e, com a abertura desses leitos, o número reduziu para seis.
"O paciente sofre, a família sofre e os profissionais também, pois sabem que cada minuto é crucial na luta pela vida. Então, entendemos que a abertura desses leitos é fundamental para a garantia da saúde desses pacientes", disse Deisi.
22/03/2023 | 00:00
Os 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) foram reabertos pelo Gabinete de Intervenção estadual, nesta quarta-feira (22.03). As vagas estavam bloqueadas desde o dia 3 de janeiro de 2023.
Esta foi a segunda abertura de leitos de UTI pediátricos, desde que a intervenção na Saúde de Cuiabá começou, em 15 de março. No último final de semana, seis vagas pediátricas já tinham sido disponibilizadas no Pronto-Socorro. Com as aberturas de leitos, o município passa a contar com 16 vagas para crianças.
Os leitos pediátricos do HMC estavam bloqueados por falta de médicos intensivistas pediátricos, que deixaram de atuar no hospital por falta de pagamento dos salários.
Conforme a interventora, Danielle Carmona, a abertura de vagas para atender crianças em estado grave está entre as prioridades adotadas pela equipe. Atualmente, 12 crianças aguardam vagas em UTI pediátrica, sendo cinco delas com decisões judiciais, em caráter liminar.
"Temos uma demanda grande por leitos de UTI pediátrica e fizemos tudo para agilizar a reabertura dessas vagas. Começamos as internações hoje mesmo. O primeiro paciente, um menino de cinco anos, que estava em observação pediátrica no HMC, foi transferido nesta manhã", explicou Danielle.
21/03/2023 | 00:00
A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em Cuiabá será ampliada a partir desta terça-feira (21), para os trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, pessoas privadas de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional e do sistema socioeducativo.
A ampliação do público segue recomendação do Ministério da Saúde.
A vacina Pfizer bivalente também está disponível para os idosos a partir de 60 anos de idade; imunossuprimidos acima de 12 anos de idade; idosos que vivem em abrigos, indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
O imunizante é aplicado como reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com, pelo menos, duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 120 dias da última dose de reforço ou última dose do esquema básico com as vacinas Coronavac, Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.
A vacinação é realizada das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45 nas seguintes Unidades Básicas de Saúde:
• UBS CPA I
• UBS CPA III
• UBS CPA IV
• UBS João Bosco Pinheiro/1° de Março
• UBS Jardim União/Florianópolis
• UBS Jardim Vitória II e III
• UBS Ilza Terezinha Picolli I, II e III
• UBS Novo Paraíso I
• UBS Paiaguás
• UBS Serra Dourada/Ouro Fino
• UBS Três Barras/Umuarama
• UBS Coxipó I e II
• UBS Coxipó III
• UBS Industriário I e II
• UBS Jardim Liberdade/ Osmar Cabral
• UBS Jardim Fortaleza/Santa Laura
• UBS Jockey Club I e II
• UBS Nova Esperança I e II
• UBS Parque Atalaia I e II
• UBS Parque Cuiabá
• UBS Pedra 90 I e II
• UBS Pedra 90 III, IV, V e VI
• UBS Santa Terezinha I e II
• UBS São João Del Rey/Novo Millenium
• UBS Tijucal
• UBS Nico Baracat
• CS Dom Aquino
• UBS Altos da Serra I e II
• UBS Areão
• UBS Baú/Lixeira
• UBS Campo Velho
• UBS Bela Vista/Carumbé
• UBS Jardim Imperial I e II
• UBS Jardim Leblon
• UBS Novo Horizonte
• UBS Pedregal I e II
• UBS Pico do Amor
• UBS Praeiro
• UBS Renascer
• UBS Terra Nova/ Canjica
• UBS Cidade Verde
• UBS Despraiado I e II
• UBS Novo Colorado I e II
• UBS Santa Amália/Jardim Araçá
• UBS Novo Terceiro
• UBS Ribeirão da Ponte
• UBS Ribeirão do Lipa
• UBS Santa Isabel I e II
• UBS Santa Isabel III
• UBS Distrito do Sucuri
Das 7h30 às 20h, sem interrupção no horário de almoço, sendo elas, a UBS Tijucal, UBS Parque Ohara, UBS Cidade Verde, UBS Ilza Picolli e Clínica da Família, no bairro CPA I.
Até agora, 6.468 pessoas já tomaram a vacina bivalente na Capital.
21/03/2023 | 00:00
A interventora da Saúde em Cuiabá, Danielle Carmona Bertucini, vistoriou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, nesta terça-feira (21.03), para averiguar a situação da unidade, que é a maior em atendimento de urgência e emergência da região do Coxipó.
Entre os problemas identificados estão a falta de medicamentos e insumos; funcionários de saúde, principalmente de técnicos e enfermeiros; pacientes aguardando transferência; e problemas de estrutura, como a falta de cadeiras na recepção para acomodar todos os pacientes que buscam atendimento no local.
Conforme a coordenadora da UPA, Vilma Fraga, o problema de lotação ocorre, principalmente, quando faltam médicos nas policlínicas do Pedra 90 e Coxipó, que ficam próximas ao local.
A pedido do Gabinete de Intervenção, as coordenadorias estão fazendo um levantamento das equipes de todas as áreas para o dimensionamento dos profissionais de cada unidade, para verificar a possibilidade de remanejamento de pessoal, pois em algumas têm muitos e em outras faltam profissionais.
O déficit de médicos já foi apurado logo no início da intervenção e o problema será resolvido de acordo com as nomeações dos aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde. Na semana passada, faltavam médicos em 37 das 109 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas nesta terça-feira três novos já começaram a atender nas unidades.
O Gabinete de Intervenção está agilizando a nomeação desses profissionais aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde para atender nessas unidades.