GABINETE ESTADUAL DE INTERVENÇÃO NA SAÚDE DE CUIABÁ

Notícias

Governo de MT inaugura novo prédio do Serviço de Atendimento Especializado em Cuiabá

04/12/2023 | 18:12

O Governo de Mato Grosso inaugura, por meio do Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá, nesta terça-feira (05.12), às 8h, a nova unidade do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em Cuiabá. 

O SAE funcionava em um imóvel anexo ao Centro de Saúde do Grande Terceiro e estava sem condições de atendimento, sucateado e insalubre. A partir de agora passa a atender no bairro Lixeira, em um imóvel moderno e totalmente preparado para receber os pacientes. 

No local é realizado o atendimento especializado integral, em caráter ambulatorial, aos usuários diagnosticados com HIV/AIDS, Hepatites Virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

A intervenção foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em março deste ano, após pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na saúde da capital.

Serviço

Inauguração do novo prédio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE)

Data e hora: terça-feira (05.12), às 8h

Local: Serviço de Atendimento Especializado (SAE) - Avenida João Gomes Monteiro Sobrinho, 575, Lixeira

Intervenção aciona polícia para investigar danos causados à obra da UBS Novo Mato Grosso

30/11/2023 | 19:22

O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá acionou a polícia para investigar novas investidas para prejudicar a entrega de reformas de saúde em Cuiabá. Prevista para ser entregue nesta sexta-feira (01.12), a unidade de atenção básica do Novo Mato Grosso teve parte do piso danificado durante a madrugada de quarta-feira (29.11).

A Intervenção fez um boletim de ocorrência relatando que a equipe de obras saiu da unidade na noite de terça-feira (28.11) e o piso, feito com o material Epóxi, estava totalmente seco. No dia seguinte, ao chegar na unidade, a equipe encontrou parte do piso danificado, mole e com marcas de rolo. 

“Vamos adiar por poucos dias a entrega dessa unidade, mas não importa o que façam, não iremos nos abalar. A população merece um local com qualidade para receber atendimento e vamos entregá-lo na próxima semana. É muito triste ver pessoas agindo para prejudicar um trabalho que é para o bem da população”, destacou a interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona. 

Para evitar que ocorram novos boicotes, a equipe da Intervenção trocou todas as fechaduras da unidade e reforçou a segurança durante a madrugada. 

A intervenção foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em março deste ano, a pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na saúde da capital.

Unidade de saúde que estava desativada há 3 anos é inaugurada pelo Governo após reforma

30/11/2023 | 18:52

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (30.11) a Unidade de Saúde da Família (USF) da Cohab São Gonçalo, em Cuiabá. A unidade estava desativada há mais de três anos para reforma. A obra foi retomada em setembro pelo Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde do município.

O atendimento à população começa na sexta-feira (1°.12).

O prédio de 335 metros quadrados possui estrutura adequada para oferecer à população atendimento médico, odontológico e de enfermagem, com móveis e equipamentos novos.

“Uma unidade de saúde pública com padrão de clínica particular. A nossa comunidade está muito feliz em estar recebendo uma unidade de saúde completa, inclusive com sala de odontologia, que não existia", destacou o presidente do bairro, Rustison Pedroso, o Marcelo Cuiabano.

Na inauguração da obra, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, afirmou que a entrega de mais uma unidade pela equipe do Estado é resultado de um trabalho executado com seriedade. 

"Não há razão para uma unidade de saúde pública não ter a mesma qualidade de um serviço ofertado em uma clínica privada. Todas as unidades já entregues pela Intervenção e as que ainda serão inauguradas têm qualidade. E, talvez, seja este o maior legado que a Intervenção estará deixando, o de mostrar que, quando se trabalha com seriedade, as coisas funcionam e dão certo", ressaltou.


Além dos consultórios médico e odontológico, a unidade possui sala de vacinação e de enfermagem e farmácia. O local irá funcionar de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para a servidora Isoquele Penido, uma estrutura nova é capaz de "proporcionar um atendimento digno e humanizado para população, além de proporcionar um ambiente mais adequado de trabalho para nós servidores".

A moradora do bairro Cohab São Gonçalo, Rosimere Moreira Reis, está entusiasmada com a nova unidade.

"Isso aqui é um sonho, é um sonho para a Cohab São Gonçalo. Todos os meus familiares já foram atendidos neste posto de saúde. Sei que aqui será um lugar de referência em saúde, com um bom atendimento para a nossa comunidade", disse Rosimere, que é moradora da Cohab São Gonçalo há mais de 40 anos.

O deputado federal Abilio Brunini também esteve na inauguração da unidade e destacou o padrão de qualidade da obra.

"Isso é prova de que, se não roubar, dá para fazer. Se não tirar o dinheiro da saúde, dá para fazer. Não precisamos ter um serviço público de má qualidade, oferecer um serviço ruim só porque é público. É necessário dar dignidade para as pessoas, e essa obra mostra que o compromisso da intervenção é oferecer um serviço de qualidade", destacou Brunini.

A unidade básica de saúde irá atender cerca de 7.500 pessoas de sete bairros da região.

"A entrega desta unidade é uma grande vitória para a população. É mais um compromisso firmado pelo Governo do Estado que está sendo concretizado, com a entrega do prédio com alto padrão de qualidade, garantindo atendimento a quem tanto precisa", pontuou a interventora Danielle Carmona.

A intervenção foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em março deste ano, a pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na saúde da capital.

Governo de MT entrega quarta reforma de unidade de saúde em Cuiabá

29/11/2023 | 17:37

O Governo de Mato Grosso, por meio do Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá, entrega, nesta quinta-feira (30.11), às 14h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Gonçalo, em Cuiabá. A unidade estava com a obra parada há mais de três anos.

Na unidade atuarão duas equipes, uma completa, com atendimento médico, odontológico e de enfermagem, e outra simplificada, sem odontologia . O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. O atendimento à população começa na sexta-feira (1º.12). 

A intervenção foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em março deste ano, após pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na saúde da capital.

Serviço - Entrega da UBS São Gonçalo

Data e hora: quinta-feira (30.11), às 14h

Local: UBS São Gonçalo - Rua B, S/N, Cohab São Gonçalo.

Unidade de saúde do Bairro Despraiado é entregue totalmente reformada pelo Governo de MT

29/11/2023 | 15:14

A população do Bairro Despraiado e região conta agora com uma unidade básica de saúde totalmente reformada pelo Governo do Estado. A Unidade de Saúde da Família (USF) Despraiado I e II - João Borralho, entregue nesta quarta-feira (29.11), é a terceira obra concluída pelo Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde, em Cuiabá. 

O atendimento na USF já iniciou durante a manhã. 

Cerca de 8,5 mil pessoas de sete bairros são atendidas na unidade, que estão com as equipes completas, com médico, dentista, enfermeiras e técnicos de enfermagem. A unidade também está com a sala de vacina aberta e a farmácia com estoque completo. O atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

Na reforma da USF Despraiado I e II, o Gabinete de Intervenção refez a parte elétrica, o telhado, trocou as bancadas de salas de atendimento, instalou forros e grades nos muros, portas e esquadrias e fez a manutenção hidrossanitária, a adequação de layout e a adequação para acessibilidade. Também foram refeitos o piso, jardinagem e pintura. Todos os móveis, eletrodomésticos e equipamentos necessários para o atendimento instalados são novos. 

“Temos trabalhado muito, dia e noite, para entregar estas reformas com qualidade e retomar as obras paradas. Uma obra como essa, para ser realizada, precisa do apoio de muita gente. Ver o prédio pronto e a população chegando e elogiando o que encontraram faz tudo valer a pena. Agora, os moradores da região e os servidores terão um ambiente digno e renovado”, destacou a interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona. 

A interventora pontuou que a unidade do Despraiado foi uma das primeiras a começar por causa da decisão judicial do período anterior à atual gestão da Saúde que determinou que a reforma total do imóvel fosse feita, com a troca de móveis e equipamentos. “A situação dessa unidade estava tão ruim quando chegamos que estava impactando no atendimento”, disse Carmona. 

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, pontuou que a intervenção conseguiu melhorar muito a saúde pública de Cuiabá neste ano e citou a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Leblon, em julho, e a USF do Bairro Jardim Imperial, em setembro. 

“Isso é algo visível a todos os usuários da saúde pública de Cuiabá. Onde não tinha remédio, hoje tem. Raio-X que não funcionava, hoje funciona. Unidades que estavam paralisadas foram inauguradas. A Intervenção demonstra claramente que uma boa gestão é capaz de consertar a saúde pública da Capital”, ressaltou. 

Dois netos e uma sobrinha do homenageado João Borralho acompanharam a entrega da reforma e se disseram honrados ao verem um ambiente claro e acolhedor.

“Eu moro aqui perto e sempre vim nessa unidade. A equipe sempre nos atendeu muito bem, mas a unidade estava muito ruim, com muita lama na frente. Agora, com a reforma, ela faz jus ao meu avô, que era uma pessoa muito acolhedora”, contou Michelle Borralho. 

O aposentado Brazelino Rodrigues Ferreira, de 80 anos, mora há 25 anos no bairro e é usuário assíduo da unidade de saúde. Ele não só conhece toda a equipe, como também a realidade do dia a dia da USF Despraiado.

“Antes (da reforma) era bem decadente, sempre faltava alguma coisa. Agora está tudo muito bonito. Eu achei a reforma um sucesso, uma reviravolta. Já pude ver que o posto está bem equipado e a farmácia está abastecida”, enfatizou Brazelino. 

A intervenção foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em março deste ano, a pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na saúde da capital.

Governo de Mato Grosso entrega reforma da unidade de saúde do Despraiado nesta quarta-feira (29)

28/11/2023 | 15:01

O Governo de Mato Grosso, por meio do Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá, entrega, nesta quarta-feira (29.11), às 8h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Despraiado, em Cuiabá.

Na unidade atuam duas equipes completas com atendimento médico, odontológico e de enfermagem. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A unidade é uma das que foram encontradas pelo Gabinete de Intervenção em péssimas condições. O atendimento à população começa logo após o ato de entrega da reforma.

A intervenção foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em março deste ano, após pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na saúde da capital.

Serviço

Entrega da reforma da UBS Despraiado

Data e hora: quarta-feira (29.11), às 8h

Local: UBS Despraiado, Avenida Presidente Afonso Pena, S/N, Despraiado.

Gabinete de Intervenção estende horário de atendimento de 5 unidades básicas de saúde

27/11/2023 | 11:50

Cinco unidades básicas de saúde de Cuiabá passaram a atender das 7h às 19h, sem pausa para almoço. O horário foi estendido após as unidades serem incluídas no Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, a pedido do Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde da Capital.

Começaram a funcionar nesse novo horário, de forma ininterrupta, as seguintes unidades: Parque Cuiabá, Jardim Fortaleza/Santa Laura, CPA III, Bela Vista/Carumbé e Terra Nova/Canjica.

Além delas, outras quatro já funcionavam com horário diferenciado, até as 21h. São elas: as Unidades Saúde da Família do Tijucal, Parque Ohara, Clínica da Família do CPA I e Ilza Teresinha Picolli. A USF Cidade Verde também atuava até as 21h, mas, temporariamente, está atendendo até as 17h porque está em reforma.

Segundo Catarina Amorim, cointerventora de Atenção Primária, para conseguir a aprovação do Ministério da Saúde, a equipe da Intervenção garantiu equipes completas e todos os serviços funcionando. 

“Temos trabalhado para oferecer à população da Capital serviços de saúde mais dignos e de qualidade. Com a homologação do Ministério da Saúde, essas unidades receberão incentivos federais de R$ 15 mil cada uma. Esse é mais um valor que ficará para a Secretaria Municipal após o período de intervenção”, destaca a cointerventora. 

No horário estendido, são oferecidos todos os serviços que no horário comercial, como consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, retirada de medicamentos, vacinação, entre outros.